Seminário discute a pesquisa no controle de pragas e o uso de agrotóxicos de forma sustentável

sedeve612

Palma forrageira resistente à praga ajuda na alimentação do gado no norte de Minas

POÇOS DE CALDAS (6/12/2017) - A pesquisa agrícola  voltada para o controle de pragas que podem acometer as lavouras foi um dos temas debatidos durante o  II Seminário de Defesa Vegetal de Minas Gerais (Sedeve) que está sendo realizado em Poços de Caldas no período de 5 a 7 de dezembro, evento que é promovido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa).

O representante da Epamig Trazilbo José de Paula Júnior  falou dos aspectos positivos desse tipo de pesquisa sobre a produtividade das lavouras, apresentando como exemplo o desenvolvimento de uma variedade de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim,  praga que causa severos danos quando presente nas plantações dessa cultura. A palma forrageira possui grande importância para a pecuária, uma vez que é amplamente utilizada pelos produtores rurais na alimentação do gado na região Norte de Minas.

O  tema fez parte  do  painel sobre Fitossanidade, que discutiu também o trânsito interestadual de vegetais e sua influência no controle das pragas. O painel foi coordenado pela engenheira agrônoma Mariana Souza coelho, do Escritório Seccional do IMA em Cambuí, na área de abrangência da Coordenadoria  Regional do Instituto em Pouso Alegre.  “O painel nos trouxe informações muito importantes  sobre aspectos como a prevenção e controle das pragas regulamentadas, assim chamadas por terem o poder de causar danos significativos quando presentes numa plantação.”

Agrotóxicos

No painel sobre agrotóxicos foram abordados, entre outros , o uso desses produtos como ferramenta de suporte para a produção sustentável, desde que utilizados de maneira correta e aliados a práticas de manejo integrado de pragas, informou a coordenadora do painel Polliana Campanha de Souza, engenheira agrônoma da  Coordenaria Regional de Governador Valadares.

A fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos pelo IMA também foi abordada, lembrando que o Instituto realiza em média cerca de 9 mil fiscalizações anuais em estabelecimentos urbanos e rurais que manuseiam agrotóxicos e afins.

Em pauta também a importância da fiscalização como forma de coibir a comercialização e o uso de defensivos contrabandeados ou ilegais, que causam grande prejuízo aos agricultores que os utilizam. Foi abordada também a destinação correta das embalagens vazias, cenário no qual Minas ocupa o sexto lugar no ranking nacional, estatística  proporcional ao uso desses produtos pelos produtores mineiros .