Minas On-line
Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Parque da Gameleira 80 anos – Tradição, bons negócios e lazer

PDFImprimirE-mail

gameleira-1

BELO HORIZONTE (06/06/2018) - O Parque de Exposições Bolívar de Andrade, também conhecido como Parque da Gameleira, foi criado em junho de 1938 e, portanto, está completando 80 anos. Pertence ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O IMA é responsável pelas ações de defesa agropecuária no estado de Minas Gerais.

Instalado em local de fácil acesso na região Oeste de Belo Horizonte, tendo o Expominas ao seu lado, o parque firmou-se ao longo das quase oito décadas da sua criação, como palco para a realização de grandes eventos do agronegócio mineiro e brasileiro.

Ao longo do ano abriga diversos eventos pecuários, a começar pela tradicional Exposição Estadual Agropecuária, que realiza neste ano a sua 58ª. edição e é promovida pela Seapa e pelo IMA em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas (Faemg). Recebe, também, exposições nacionais de diversas raças como cavalos mangalarga marchador, campolina, pampa, pônei e jumento pêga.

Ao abrigar eventos de alcance nacional, o parque atrai à capital mineira criadores e agentes do setor procedentes de diversos estados brasileiros, que buscam conhecer nas exposições agropecuárias os resultados dos investimentos realizados para o melhoramento das raças de bovinos, equídeos, bubalinos, caprinos e ovinos.

O CAMPO NA CIDADE

O que se vê nestes eventos são animais de elite da pecuária mineira e nacional disputando os primeiros lugares nos julgamentos que avaliam os melhores exemplares de cada raça, aliado aos leilões que têm público cativo.

Esse desempenho garante o Parque da Gameleira como ambiente propício à realização de negócios, pois atrai empresas fornecedoras de produtos e serviços para diversos setores do agronegócio. Exemplo são as empresas de material genético de animais de diversas raças, selarias, tratores, veículos utilitários e equipamentos em geral para as atividades do campo.

Mais que palco para negócios, o parque possui também uma função social. Localizado no coração de BH, possui um charme especial por permitir que os moradores da capital e de cidades da Região Metropolitana conheçam e vivenciem um pouco da vida no campo quando da realização dos eventos agropecuários.

REVITALIZAÇÃO MELHOROU A INFRAESTRUTURA

Em 2017 o parque passou por obras de revitalização implementadas pelo Governo de Minas por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com investimentos de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

As obras de reforma e revitalização incluíram a pintura geral de 16 pavilhões para bovinos, com capacidade para abrigar 800 animais; pintura de 16 baias para o alojamento de equídeos (cavalos), com capacidade para receber cerca de 400 animais; pintura do pavilhão com capacidade para o alojamento de cerca de 150 caprinos e ovinos; reconstrução de 80 currais; instalação de duas balanças para pesagem de animais em eventos agropecuários; construção de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais; impermeabilização das lajes da arquibancada em frente à pista de julgamentos e o isolamento acústico do Pavilhão Redondo (local com capacidade para receber 600 pessoas e onde são realizados os leilões). Também foi construído um novo pavilhão para leilões, ampliando as condições para a realização de eventos no local.

PARQUE DA GAMELEIRA

Distante 8 km do centro de BH.

  • Vias de acesso: avenidas Amazonas e Teresa Cristina.
  • Área total: 96 mil m2.
  • Dois pavilhões para a realização de leilões com capacidade para 600 pessoas cada um.
  • Capacidade para receber público de cerca de 3 mil pessoas/dia.
  • Pavilhões para bovinos: 16 pavilhões que podem abrigar 800 animais.
  • Baias para o alojamento de equídeos (cavalos): 16 que podem receber cerca de 400 animais.
  • Um pavilhão com capacidade para o alojamento de cerca de 150 caprinos e ovinos.
  • 80 currais.
  • Capacidade extra para receber cerca de 600 equídeos em baias temporárias.
gameleira-2 gameleira-3 gameleira-4
gameleira-5 gameleira-6 gameleira-7
gameleira-8 gameleira-9 gameleira-10
gameleira-11 gameleira-12 gameleira-13
gameleira-14 gameleira-16 gameleira-19
gameleira-17 gameleira-18                     gameleira-15

IMA|

Cidade Administrativa Tancredo Neves - Ed. Gerais - 10º andar - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3915-1000

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades