Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Servidores do IMA encontram nova espécie de morcego

PDFImprimirE-mail

morcego-hibrido-1

BELO HORIZONTE (03/12/2018) - Força-tarefa de servidores do IMA organizada para captura de morcegos encontrou, durante vistoria de abrigos na região de Corinto-MG, uma nova espécie híbrida de morcego hematófago que está surgindo do cruzamento entre as espécies DesmondusDiphylla.
.

O grupo, formado por Jomar Zatti (Sede), Lucivaldo Botega (CR Curvelo) e Robson Coelho (Esec Curvelo) vistoriou diversos abrigos de Corinto, entre 30/9 e 6/10, capturando 260 morcegos hematófagos que foram tratados com pasta vampiricida e soltos novamente em seu habitat natural. Contudo, os servidores notaram que alguns dos animais capturados apresentavam características híbridas, resultado de possível cruzamento entre espécies.

 

Jomar Zatti, coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) conta que é comum que mais de uma espécie habite as mesmas grutas e cavernas, mas o esperado é que não se misturem. Ele também descreveu as características das duas espécies, encontradas em conjunto em alguns dos animais.

 

“O Desmodus possui orelhas mais pontiagudas, olhos mais puxados, urutopágio (membrana interfemural) rudimentar e corpo com menos pelugem. O Diphylla tem orelha e olhos arredondados, urutopágio desenvolvido e o corpo peludo, parecendo um ursinho. Encontramos espécimes que mesclam estas características, tendo o olho arredondado a puxado, orelha pontiaguda e urutopágio pouco desenvolvido”.

 

Segundo Zatti, equipes estão sendo orientadas a retornar ao local no próximo ano para capturar mais espécimes, coletar o sangue e fazer exames de DNA.

 

A força tarefa também promoveu, em Curvelo, curso piloto com enfoque na prevenção de acidentes de trabalho, em parceria com o 3º sargento da Companhia de Bombeiros Militar em Curvelo, Santiago Ronaldo de Meira. Na oportunidade, membros do PNCRH da cidade treinaram movimentos com rapel que podem ser utilizados em capturas de morcegos.
.
.
.
Capturas e treinamento
morcego-hibrido-2 morcego-hibrido-3
morcego-hibrido-5 morcego-hibrido-6