Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Diretoria se reúne em Uberaba e define novo período do vazio sanitário da soja

PDFImprimirE-mail

Produtores de soja de Minas Gerais poderão iniciar o plantio a partir de 16 de setembro, mediante alteração no período de Vazio Sanitário e Controle da Ferrugem Asiática da Soja. A mudança foi oficializada pela portaria nº 1916 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), publicada em 6 de maio que estabelece o vazio sanitário de 77 dias, no período de 1º de julho a 15 de setembro. Anteriormente, o vazio era de 90 dias. 

soja1505A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, se reuniram com a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, e com o diretor geral do IMA, Thales Almeida Pereira Fernandes, para tratar do novo período do vazio sanitário da soja. 

Vazio Sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja e prevê a eliminação e a proibição do cultivo, com o objetivo de evitar que o fungo causador da ferrugem da soja se multiplique durante o final da entressafra. Estão excluídas do vazio sanitário as áreas de pesquisa científica, de produção de sementes genéticas e em casos de frustação de safra, quando autorizadas, controladas e monitoradas pelo IMA. Quem não cumpre as regras estabelecidas está sujeito ao recebimento de auto de infração expedido pelo Instituto.

*Com informações do Jornal de Uberaba