Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Secretaria de Agricultura vai reivindicar alteração do status fitossanitário do limão

PDFImprimirE-mail

limaoProdutores de limão de São Paulo estiveram reunidos com a secretária da Agricultura MG, Ana Valentini, para apresentar projetos de investimento na produção de limão em Paraguaçu, no Sul de Minas. Depois de pesquisarem várias regiões, escolheram o Sul de Minas devido às boas condições climáticas da região.

Os produtores Carlos Andrade e Aline Andrade, pai e filha, adquiriram uma propriedade de 700 hectares (ha) e já plantaram 300 ha com limão. Os produtores exportam para vários países e buscam em Minas a expansão dos negócios.

Durante o encontro, reivindicaram junto à secretária uma atenção especial para que seja alterado o status fitossanitário de Minas Gerais, atualmente declarado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) como Área sob Erradicação. Essa classificação impede a exportação de lima ácida (limão) produzida de forma orgânica.

Ana Valentini assegurou que todas as providências estão sendo tomadas pela Secretaria de Agricultura e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no sentido de que Minas continue sem ocorrência de cancro cítrico.

A secretária se comprometeu a encaminhar um documento ao Mapa reivindicando, não apenas para o Sul de Minas, mas para que todo o estado seja declarado com o status fitossanitário para cancro cítrico como Área Livre de Praga (ALP).

Ana Valentini destacou a importância de trazer mais investimentos para Minas. “Estamos preparados para receber novos investimentos em nosso setor. Para isso, vamos destravar todos os gargalos que possam existir para facilitar a vida de quem quer investir e gerar empregos em Minas. Neste caso, vamos propor ações junto ao Mapa para buscarmos atendimento às nossas reivindicações, pois no que depender do IMA e da Seapa será dado todo apoio necessário”, declarou.

Participaram do encontro o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o diretor geral do IMA Thales Fernandes, o prefeito de Paraguaçu, Netinho, além dos produtores e técnicos do IMA.

Fonte: Seapa 

27/05/2019