Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Agrotóxicos

PDFImprimirE-mail


Na agricultura, os agrotóxicos constituem insumos importantes para proteger as plantas do ataque de doenças e pragas. No entanto, o uso impróprio desses produtos, que pode gerar efeitos danosos ao meio ambiente e à saúde pública, constitui um desafio para o poder público e a sociedade.

Para defender a oferta de alimentos com boa qualidade e coibir o uso indiscriminado de agrotóxicos, a legislação do setor regula segmentos importantes que vão do comérico até o destino final das embalagens vazias.

Em Minas Gerais, compete ao  IMA fiscalizar o comércio de agrotóxios verificando o cadastro dos produtos à venda,  as condições de armazenamento, as embalagens e se a venda foi feita mediante receita agronômica. A fiscalização prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução das embalagens vazias desses produtos.

Esse conjunto de ações tem como objetivo assegurar o uso racional de agrotóxicos e os cuidados com a saúde, o meio ambiente e a segurança alimentar ofertando produtos mais saudávies na mesa do consumidor mineiro.   

    triplice-lavagem

    recomendacoes-cuidados