Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Certificação Cachaça

PDFImprimirE-mail

cachaca-destilacao

 

A certificação de Cachaça Artesanal de Alambique transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos. O programa de certificação do IMA é de adesão voluntária e o interessado em certificar sua produção e propriedade precisa seguir as etapas:

Etapa 1 - Conhecer o processo de Certificação

Antes de aderir ao programa de certificação da Cachaça Artesanal de Alambique é importante que o produtor conheça a legislação disponível no link acima. 

Etapa 2 - Solicitar a Certificação

Para solicitar ingresso no programa de Certificação, é necessário preencher o formulário  Requerimento certificação bem como apresentar ao escritório do IMA toda a documentação relacionada no formulário. 


Etapa 3 - Análise da Documentação e Contrato

Os documentos analisados avaliam se o estabelecimento tem condições de atender aos requisitos iniciais do processo de certificação. Caso haja viabilidade, é firmado contrato  entre o IMA e o interessado - modelo de contrato


Etapa 4 – Auditorias 


Após assinatura do contrato, o IMA agenda as auditorias em que são checados os procedimentos de todas as fases de produção, entre eles: matéria prima, área de cultivo, tratos culturais, armazenamento, instalações, higiene e outros.

Etapa 5 - Tratamento de não conformidades

Caso sejam encontradas não conformidade ou qualquer situação indesejável, o estabelecimento deve desenvolver um plano corretivo ou preventivo que será avaliado pelo IMA. 


Etapa 6 - Concessão de Certificados e Selo

Não existindo inconformidades ou sendo aprovados os procedimentos corretivos, o IMA autoriza a impressão dos selos de identificação.

O produtor deve informar a quantidade de selos que deseja confeccionar no formulário Autorização para uso do selo.

Etapa 7 - Manutenção da Certificação

A Certificação é mantida caso se conservem os métodos e as práticas exigidas que são observadas nas auditorias de manutenção.As auditorias buscam garantir tanto a qualidade dos produtos quanto a credibilidade do processo de certificação.

 

 

 

    Dúvidas ou mais informações podem ser esclarecidas pelo tel: (31) 3915 8774 ou gec@ima.mg.gov.br