Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Certificação Café.

PDFImprimirE-mail

 

cafe

   
   Clique aqui para consultar a relação das propriedades cafeeiras certificadas    
       

 

A certificação transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos:  


Etapa 1 - Conhecer o processo de certificação

Antes de requerer sua participação Certifica Minas Café o produtor deve conhecer as normas para certificação 


Etapa 2 - Solicitar a certificação
 
Para solicitar ingresso no programa de Certificação, o interessado deve preencher o requerimento de certificação e entregá-lo no escritório da Emater-MG mais próximo à sua propriedade.  

Etapa 3 - Análise da solicitação e acompanhamento 
 
Após o receber o requerimento preenchido, a Emater-MG analisa a viabilidade de atendimento e acompanha o processo de adequação e implementação das normas exigidas pela certificação. Em seguida seleciona as propriedades aprovadas para a auditoria de conformidade e envia ao IMA os respectivos requerimentos de certificação. 


Etapa 4 – Auditoria de conformidade 


Após receber as propriedades interessadas na certificação, o IMA avalia os requerimentos de certificação e, havendo viabilidade de atendimento envia a Taxas de Auditoria  e o Contrato de Certificação Escopo Café e em seguida realiza a auditoria de conformidade. 

Etapa 5 -  Critérios para aprovação e tratamento de não conformidades 

Para serem aprovadas na auditoria de conformidade, as propriedades devem cumprir um percentual de 80% do total de itens na norma de certificação, além de cumprir todos os itens obrigatórios. Do contrário deverá ser dado tratamento às não conformidades. 

Etapa 6 - Concessão de certificados e Selo
 
As propriedades aprovadas na auditoria de conformidade  receberão o certificado e a autorização para uso de selo de certificação.

Etapa 7 - Manutenção da certificação  

A manutenção da certificação fica condicionada à aprovação das propriedades cafeeiras nas auditorias de confomidade anuais. 

Dúvidas, reclamações e sugestões podem ser feitas pelo e-mail gec@ima.mg.gov.br ou faleconosco@ima.mg.gov.br ou ainda pelo telefone 031 3915-8772.