Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Certifica Minas – Carne Bovina

PDFImprimirE-mail

A certificação transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos:

Etapa 1 – Conhecimento do Manual de Conduta do Certifica Minas Carne Bovina

O produtor deve conhecer as orientações de procedimentos e critérios para as normas de certificação escopo Carne Bovina.

Normas Certifica Minas Carne 

Etapa 2 – Adequação às normas do Certifica Minas Carne Bovina

O produtor deverá ter o sistema de produção e a propriedade adequada às normas previstas no Manual de Certificação do Certifica Minas Carne Bovina. Os técnicos da Emater – Minas Gerais ou outros profissionais habilitados podem orientar e acompanhar o processo de adequação.

Etapa 3 – Requerimento de certificação

Para solicitar o ingresso no programa de Certificação é necessário: preencher o requerimento de certificação, anexar a documentação exigida no requerimento e enviar para o IMA.

Etapa 4 – Análise e avaliação do requerimento e da documentação

Os auditores do IMA farão a análise e avaliação dos documentos enviados. Concluída a avaliação, o IMA entrará em contato com o produtor orientando-o sobre o prosseguimento do processo

Estando a documentação correta, o produtor receberá o Contrato de Certificação que deverá ser assinado e devolvido ao IMA, juntamente com os comprovantes de pagamento das taxas de auditoria. Em seguida será agendada a auditoria de conformidade pelo IMA.

Etapa 5 – Auditoria de conformidade na propriedade

Para serem aprovadas na Auditoria, as propriedades devem cumprir todos os itens obrigatórios e um somatório de 70% do total de itens das Normas de Certificação. Caso não atinja o valor mínimo, o produtor deve dar tratamento e efetuar as adequações às Normas e informar ao IMA por meio de documentação específica.

Etapa 6 – Obtenção do Certificado e do selo

A propriedade aprovada na auditoria receberá o Certificado e a autorização para o uso do Selo de Certificação. O produtor que tiver seu produto certificado será informado pelo IMA, sobre os locais onde poderá adquirir o Selo de Certificação.

Etapa 7 – Manutenção da Certificação

A manutenção da certificação fica condicionada à aprovação nas auditorias de conformidade que serão realizadas anualmente.