Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Classificação vegetal

PDFImprimirE-mail


A classificação vegetal é a forma de avaliar a qualidade de um produto. O IMA é autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa - a executar a classificação de produtos vegetais, subprodutos ou resíduos de valor econômico destinados à alimentação humana.

Os técnicos do IMA examinam tamanho, presença de defeitos, fungos, insetos vivos e sementes tóxicas seguindo padrões oficiais estabelecidos pelo Mapa. São classificados arroz, feijão,milho, soja, trigo, milho de pipoca, batata, ervilha, lentilha, café e outros produtos que possuem padrões oficiais.


Como classificar

Para solicitar a classificação, o interessado deve enviar quatro amostras, de no mínimo 1kg cada uma, devidamente identificadas por formulário próprio e lacradas.

A amostragem deve ser em quantidade representativa do lote seguindo a legislação específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Cabe ao coletor a responsabilidade civil da amostra.

O serviço de classificação pode ser solicitado nos escritórios seccionais do IMA em: Belo Horizonte - Juiz de Fora - Paracatu - Patos de Minas - Patrocínio - São Gotardo - Uberlândia - Unaí.

 

Documento necessário: Pedido de Classificação


Valor da taxa: Clique aqui para consultar os valores das taxas para este serviço