Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

IMA alerta para prevenção de Peste Suína Clássica

PDFImprimirE-mail

BELO HORIZONTE (08/10/2018) - Produtores rurais e veterinários do Serviço Oficial de Defesa Agropecuária em todo o país deverão estar atentos às medidas preventivas em relação à  disseminação de Peste Suína Clássica (PSC). Essa determinação se deve ao fato de ter sido confirmado em 6/10/2018 foco da doença no município de  Forquilha, no Ceará.

O Brasil é dividido em duas áreas que delimitam zona livre e não livre da doença.

Minas Gerais faz parte da área considerada zona livre de PSC pela Organização Mundial de Saúde Animal. Para que o estado mantenha esse status o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reforça a necessidade de produtores e profissionais do setor estarem atentos à Instrução Normativa nº 25/2016. Essa normativa impõe restrições ao trânsito de suínos, produtos e subprodutos entre as duas zonas (livre e não livre).

O IMA alerta para a necessidade de reforçar as medidas de vigilância determinadas pelo Programa Nacional de Sanidade Suídea, como:

Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para o trânsito de suídeos;

Comunicar ao IMA:

- sinais clínicos de suspeita de PSC em suídeos (suínos e javalis);

- aumento da mortalidade em suínos reprodutores (maior que 2%); na maternidade maior que 15%; na creche maior que 7%; terminação maior que 9%.