Nota Técnica Greening

O IMA informa que foi detectado nos municípios de Visconde do Rio Branco e Tocantins, na Zona da Mata Mineira, a bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus em plantio de citros, causadora da doença HLB, também conhecida popularmente como Greening.

Os primeiros procedimentos já foram adotados, entre os quais a notificação para erradicação das plantas com sintomas da doença. Os servidores do IMA se reunirão na próxima semana para definir plano estratégico de levantamentos fitossanitários em toda região.

O IMA esclarece que, ao perceber qualquer suspeita de HLB em plantas cítricas - como folhas mosqueadas, frutos pequenos com polpa deformada e sementes abortadas - o produtor rural deve procurar imediatamente o escritório do IMA mais próximo, solicitando a visita do fiscal. Caso o fiscal do IMA identifique suspeita de HLB, ele fará a coleta da amostra para envio ao laboratório.

Confirmado resultado positivo da praga, o produtor rural fica obrigado a erradicar as plantas com a doença, e os municípios foco são incluídos na lista de ocorrência da praga.