INFORME À TODA A POPULAÇÃO
AMEAÇA À SAÚDE VEGETAL E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

 

O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, através da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais através da EMATER – MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, o IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e a FAEMG – Federação dos Agricultores do Estado de Minas Gerais (Sindicato dos Produtores Rurais),alertaa toda a população sobre a seguinte ocorrência:

Várias famílias brasileiras têm recebido, pelos Correios, pacotes de encomendas contendo sementes de plantas, não solicitadas, vindas da China e da Malásia.

Essas sementes podem ser de ervas daninhas ou conter fungos, vírus ou bactérias que podem trazer perigo para a nossa agricultura e toda a nossa produção vegetal, ameaçando diretamente a nossa produção de alimentos, razão pela qual orientamos a quem receber tais pacotes as seguintes providências:

  1. COMUNIQUEM, IMEDIATAMENTE O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA SOBRE ESSE RECEBIMENTO NO E-MAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
  2. NÃO ABRAM, EM HIPÓTESE ALGUMA, ESSE PACOTE
  3. NÃO DESCARTEM O PACOTE COM AS SEMENTES NO LIXO OU EM QUALQUER OUTRO LOCAL
  4. CASO TENHAM ABERTO O PACOTE, NÃO PLANTEM AS SEMENTES RECEBIDAS
  5. SE FOI FEITO O PLANTIO DAS SEMENTES, COMUNIQUEM IMEDIATAMENTE AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA ATRAVÉS DO E-MAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  6. PROCUREM, EM SUA CIDADE, UMADAS ENTIDADES ABAIXO RELACIONADAS E ENTREGUEM O PACOTE CONTENDO AS SEMENTES PARA QUE SEJA ENVIADO PARA ANÁLISE.
  • Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
  • EMATER MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais
  • IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária
  • FAEMG – Sindicato dos Produtores Rurais

Agradecemos a atenção, a compreensão e contamos com a colaboração de todos para eliminarmos esta ameaça e mantermos nosso país como o maior celeiro de alimentos do mundo.