Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Rastreabilidade Bovina

PDFImprimirE-mail


Sisbov
 
A rastreabilidade bovina engloba a identificação de todas as etapas e processos de produção da carne, do campo até a mesa.  Permite conhecer a propriedade em que o animal foi criado, o manejo sanitário, a alimentação, o local de abate e outros.

O Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalino - Sisbov, estabelece normas e procedimentos para o processo produtivo de bovinos e bubalinos nas propriedades rurais. A adesão ao Sisbov é voluntária, no entanto todos os animais destinados a exportação para países que exigem um sistema de rastreabilidade devem ser inscritos no Serviço.

O produtor interessado, deve solicitar o cadastramento da propriedade a uma empresa certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura. Após a correta identificação dos animais, a certificadora efetua a vistoria na propriedade e uma vez cumpridas as exigências da legislação, os animais são incluídos no Banco Nacional de Dados do Sisbov e a propriedade passa a ser considerada Estabelecimento Rural Aprovado no Sisbov - ERAS. A partir daí, os animais terão monitoramento individual e as movimentações serão comunicadas.

 

Manual da Rastreabilidade Bovina e Bubalina

O Manual Rastreabilidade Bovina e Bubalina, editado pelo IMA, tem como objetivo tornar mais claras as regras e procedimentos Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos - Sisbov estabelecidos pela Instrução Normativa Nº17, de 13 de julho de 2006 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abstecimento que estabelece as normas para produção de carne bovina com garantia de origem e qualidade.

Clique aqui para acessar o Manual Rastreabilidade Bovina Bubalina

 

Legislação: Clique aqui para consultar a legislação