Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos

PDFImprimirE-mail

 


O Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos - PNSAA - estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento objetiva a padronização de procedimentos sanitários nos estabelecimentos de criação de animais aquáticos.

O IMA, responsável pela execução do Programa  em Minas Gerais, executa ações que buscam o controle sanitário e a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias que afetam a aquicultura, como:

- cadastro dos estabelecimentos aquícolas,
- fiscalização do trânsito intermunicipal e interestadual,
- blitze nas rodovias e fiscalização nas barreiras sanitárias e
- ações educativas.


Cadastro de propriedades

Todo estabelecimento aquícola deve ser cadastrado no IMA e possuir Médico Veterinário como Responsável Técnico - RT.

O cadastro é feito por técnicos do IMA após uma vistoria na propriedade. Anualmente, são realizadas outras visitas técnicas em que se observa as ações de quarentena, certificação da origem dos animais, controle do trânsito de pessoas, animais e veículos, medidas de controle dos efluentes e de limpeza e desinfecção.


Importante: A importação de peixes da família Cyprinidae para fins ornamentais não é autorizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. 

 

Manual de Coleta e Remessa de Amostras para Diagnóstico de Enfermidades de Animais Aquáticos na Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura - editado pelo Ministério da Agricultura - clique aqui para consultar