Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Viveiros mudas citricas

PDFImprimirE-mail

Atualmente, nas maiores regiões produtoras de citros do Brasil, as mudas são produzidas em ambientes protegidos contra insetos vetores de praga, chamados de viveiros-telados.

Em Minas Gerais ainda existem os chamados “viveiros a céu aberto“, mas produção vem passando por processo de mudança.  A importância desse ambiente telado está no fato de impedir a entrada de insetos vetores de pragas de valor econômico.

Nas regiões onde ocorrem determinadas pragas, como o Greening, a produção pode ocorrer somente em espaço protegido por tela de malha antiafídeo com abertura de no máximo 0,87mm x 0,30 mm (zero vírgula oitenta e sete milímetro por zero vírgula trinta milímetro), como previsto nas legislações federal e estadual.

A Portaria do IMA nº 1227, de 05 de julho de 2012, incentiva a produção de mudas em viveiros telados fazendo a divulgação desses estabelecimentos. Determina também que em municípios onde for detectado foco de Greening, nos municípios limítrofes e na Unidade da Federação onde for confirmada essa ocorrência, os viveiros devem ser telados.

 

 viveiro-telado1                      viveiro-telado2                

 viveiro-telado3                      mapa.viveiro 

Rodovia MG 164 km 146 (próximo à AABB) - Bom Despacho/MG
tel: (37) 3522  1597 e 9804 5533
http://www.citrovan.com.br/site/