Brucelose

Cadastro para vacinação 

A imunização as bezerras contra brucelose requer cuidados especiais na refrigeração e aplicação, pois envolve a aplicação de vacina viva que oferece riscos de contaminação. Por esse motivo, deve ser realizada por médico veterinário, que é responsável também por emitir a receita de compra da vacina e emitir o atestado de vacinação das bezerras que deve ser apresentado ao IMA.

Exames de brucelose e tuberculose

Para realizar exames de brucelose e tuberculose o médico veterinário deve ser habilitado no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose - PNCEBT. Inicialmente o profissional deve participar de curso específico organizado sob demanda. Em Minas Gerais três instituições são credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para ministrarem os cursos:

  • Escola de Veterinária da UFMG/Secretaria do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva/Cenex/Fepe - Belo Horizonte - tel: (031) 3409 2075/ (031) 3409 2049/ (031) 3409 2036;
  • Embrapa Gado de Leite/Coronel Pacheco - tel: (031) 3773 3855 – email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • FAZU/Uberaba - tel.: (034) 3319 8958/ (034) 3319 8845 – email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os equipamentos e o local onde serão realizados os exames serão vistoriados pelo IMA.  

Serviços relacionados

Obter habilitação de médicos veterinários para realização de exames de brucelose e tuberculose
Solicitar cadastro de médico veterinário para vacinação contra brucelose