26/11/2021

Vacinação contra febre aftosa em Minas é prorrogada até 20 de dezembro

Data limite para enviar a comprovação (declaração) ao IMA é 30/12

Em razão de problemas na distribuição da vacina em todo o estado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais para até 20 de dezembro. Como a legislação determina que o pecuarista pode comprovar (declarar) a imunização até 10 dias após o término da campanha, este procedimento também foi adiado, ou seja, o produtor mineiro poderá declarar a imunização de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses até 30 de dezembro. A expectativa é que sejam vacinados cerca de 10 milhões de animais. A compra de vacina em estabelecimentos comerciais da iniciativa privada poderá ocorrer até 20/12, dentro do novo prazo acordado com o Mapa.

16/11/2021

Nota Oficial - Vacina contra febre aftosa

O Instituto Mineiro de Agropecuária -  IMA informa que a comercialização das vacinas contra a febre aftosa é realizada pelos estabelecimentos autorizados da iniciativa privada. Esclarecemos que possuímos um rebanho de 10 milhões e meio de animais a serem vacinados e informamos que já temos a quantidade de vacina suficiente no estado, porém, estamos enfrentando a má distribuição do insumo em algumas regiões.

08/11/2021

IMA realiza workshop online sobre certificação de produtos orgânicos

Plano de manejo, checklist de documentos e sistema de gestão de qualidade foram os assuntos abordados para técnicos, pesquisadores e auditores do Programa Certifica Minas

Durante o mês de outubro, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou workshop online sobre certificação de produtos orgânicos para extensionistas da Emater-MG, pesquisadores da Epamig e auditores do IMA. Na oportunidade, cerca de 200 servidores que atuam diretamente com o Programa Certifica Minas, coordenado pela Seapa, puderam revisar e atualizar os procedimentos referentes ao Plano de Manejo Orgânico (PMO), checklist de documentos para auditoria e Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

04/11/2021

Começa, nesta quinta (4/11), a ExpoQueijo Brasil 2021 em Araxá

Concurso internacional é um dos destaques da programação e vai reunir mais de 800 queijos de várias partes do mundo

Começa nesta quinta-feira (4/11), em Araxá, a ExpoQueijo Brasil. O maior evento do queijo no Brasil pretende promover a expansão do mercado nacional e internacional; a capacitação e qualificação do produtor e dos seus negócios e a valorização do queijo de excelência.

26/10/2021

Etapa de novembro da vacinação contra a febre aftosa começa nesta segunda (1º/11) em Minas

Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses

Começa nesta segunda-feira (1°/11) a 2ª etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em todo o território mineiro. Deverão ser imunizados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), fiscaliza a campanha junto aos produtores rurais e estabelecimentos revendedores de vacina. Nesta etapa, a expectativa é que sejam imunizados cerca de 10 milhões de animais em todo o estado com o objetivo de preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio de Minas.

20/10/2021

Governo de Minas celebra 130 anos da Seapa e lança plataforma de capacitação do setor agropecuário

Serão oferecidos cursos técnicos, de inovação tecnológica e sobre políticas públicas

O Governo de Minas comemorou, nesta terça-feira (19/10), o aniversário de 130 anos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O evento, realizado no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com a presença do governador Romeu Zema, de secretários de Estado e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na oportunidade, foi lançada também a Plataforma de Educação a Distância (EaD) Semear, desenvolvida pela Seapa em parceria com as instituições vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA). O objetivo é a capacitação de toda a cadeia produtiva do setor agropecuário do estado, produtores rurais, empresários e agentes públicos municipais e estaduais.

06/10/2021

IMA participa do Agrofuture Summit com o painel “defesa agropecuária inteligente”

Evento 100% digital e gratuito vai até sexta-feira (8/10) com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio

O Sistema Faemg, juntamente com Fiemg, Sebrae-MG e Governo de Minas, realiza entre os dias 6 e 8 de outubro a primeira edição do Agrofuture Summit, um dos maiores eventos do país com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio. Em formato 100% digital e gratuito, o Agrofuture Summit contará com a participação de especialistas brasileiros e de diversos outros países. Confira a programação completa  em www.agrofuturesummit.com.br

28/09/2021

IMA realiza força-tarefa contra raiva animal em Minas

Dia mundial de conscientização da doença lembra importância das medidas sanitárias de prevenção e combate

No Dia Mundial de Conscientização da Raiva, celebrado nesta terça-feira (28/9), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), alerta produtores rurais e sociedade sobre os riscos dessa doença classificada como zoonose, transmitida de animais para pessoas e responsável por surtos ligados à antropização do ecossistema. A transmissão da raiva para os herbívoros de produção se dá pelo morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus.

24/09/2021

Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA)

Minas Gerais, através do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA é um dos Estados que participarão do projeto piloto proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e a Confederação Nacional da Agricultura – CNA, que propõe a completa integração do controle de trânsito de bovinos interestadual, através da Plataforma de Gestão Agropecuária – PGA.

A PGA é uma plataforma pública informatizada de integração de sistemas, com objetivo de melhorar a qualidade e o acesso às informações para toda a sociedade agropecuária. Além de uniformizar e informatizar os processos de trabalho relacionados ao setor agropecuário.
 

20/09/2021

Vazio sanitário do algodão e do feijão começa em Minas

Com objetivo de reduzir incidência de pragas nas lavouras, IMA estima fiscalização presencial em 124 propriedades no estado

Começou nesta segunda-feira (20/9) o vazio sanitário do algodão e do feijão nas lavouras de Minas. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o responsável pela fiscalização do manejo no estado com o objetivo de reduzir a incidência do bicudo do algodoeiro, mosaico dourado e mosca branca nas plantações. Essas pragas causam prejuízos econômicos aos produtores.

17/09/2021

IMA elabora cartilhas do Certifica Minas para consulta online e gratuita

Frango caipira, leite, carne bovina, algodão e ovo caipira são os novos escopos disponíveis para os produtores

Cartilhas educativas com linguagem leve e simples para estimular a certificação de produtos agropecuários mineiros. Este é o objetivo da iniciativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que disponibiliza mais cinco cartilhas do Programa Certifica Minas para consulta online e gratuita. Clique AQUI. Frango caipira, leite, carne bovina, algodão e ovo caipira são os novos escopos que entram para a galeria virtual do site ima.mg.gov.br, juntamente com as de azeite, cachaça, café, frutas, queijo minas artesanal, produtos sem agrotóxicos (SAT) e orgânicos. Em breve, os materiais sobre mel e hortaliças, ainda em elaboração técnica, serão também publicados.

13/09/2021

Inspeções do IMA contribuem para a regularização da cachaça no estado

No dia nacional da tradicional iguaria, Minas é referência na produção segura e de qualidade

O dia nacional da cachaça é comemorado nesta segunda-feira (13/09). Uma bebida que tem muita história no país e se tornou um dos principais destilados produzidos com qualidade e segurança pelos produtores mineiros. No primeiro semestre deste ano, 300 estabelecimentos passaram pelo processo de inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As operações foram motivadas por 62 denúncias de irregularidades em todo o estado.

08/09/2021

Notificações online de suspeitas de doenças nos rebanhos mineiros ganham reforço com suporte de startup selecionada pelo SEED

Soluções tecnológicas otimizam serviços da defesa sanitária animal do IMA

“Como comunicar o serviço veterinário oficial do estado de forma célere e eficiente para receber com agilidade a assistência em casos de surtos e doenças?” Este foi um dos desafios propostos para o programa de aceleração de startups do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). As soluções tecnológicas apresentadas pela startup Ouvidor Digital para o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tiveram destaque e a empresa foi selecionada para iniciar os trabalhos.

25/08/2021

IMA inspeciona cerca de 30 mil embalagens vazias de agrotóxicos no Sul de Minas

Agricultores encaminham material para reciclagem na Central do Inpev

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater-MG,  Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) e Cooperativa Agrária de Machado (Coopama), inspecionou, entre janeiro e julho deste ano, cerca de 30 mil embalagens vazias de agrotóxicos em Pouso Alegre e diversas cidades do Sul de Minas. Mais de 300 agricultores encaminharam o material para reciclagem na Central de Recebimento do Inpev. A ação contou com o apoio de prefeituras municipais da região.   

14/07/2021

Prazo para envio da declaração de conformidade do vazio sanitário da soja é prorrogado para 31/7

Manejo segue até 15 de setembro

O sojicultor mineiro tem até 31 de julho para comunicar ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a situação fitossanitária de sua propriedade rural, mediante preenchimento de questionário da declaração de conformidade disponível AQUI. A medida é obrigatória, e o não cumprimento é passível de penalidades. A prorrogação é um pedido do setor produtivo diante do enfrentamento da pandemia. O vazio sanitário da soja segue até 15 de setembro em Minas.

06/07/2021

Fiscalização do IMA é destaque no Anuário da Cachaça 2021

Publicação do Mapa traz informações sobre o setor em Minas;

Microrregiões do Alto do Rio Doce e de Dores do Turvo têm recorde em estabelecimentos registrados.

Desde 2019, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresenta dados de registro de cachaças e aguardentes do país. Divulgado nesta segunda-feira (5/7), o Anuário da Cachaça 2021 traz informações sobre os estabelecimentos produtores de cachaça e de aguardente de cana, bem como números de registros e marcas associadas, além da distribuição de produtores das bebidas no Brasil. A publicação do Mapa está disponível AQUI.

01/07/2021

Vazio sanitário da soja começa em Minas

Regiões do Triângulo, Noroeste e Alto Paranaíba produzem juntas quase 70% da soja no estado. Manejo previne ocorrência da ferrugem e, durante o período, não é permitido semear ou manter planta viva

Começou nesta quinta-feira (1º/07) e vai até 15 de setembro o período do vazio sanitário da soja em todo o estado.  Durante o período de 77 dias, não é permitido semear ou manter plantas vivas da cultura nas lavouras mineiras. O objetivo é evitar a ocorrência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, principal praga que acomete a soja. O manejo impede danos à plantação e pode evitar perdas econômicas aos sojicultores. Por prevenção, o vazio sanitário é realizado antes do plantio do grão.

25/06/2021

IMA publica edital de processo seletivo para veterinários e agrônomos

São 24 vagas. Inscrições em 1º de julho

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), publicou nesta sexta-feira (25/6) edital para o processo seletivo simplificado para médicos veterinários e engenheiros agrônomos. A oportunidade para atuar em diversas regiões de Minas oferece 24 vagas para fiscal agropecuário, sendo 19 para inspeção sanitária de produtos de origem animal, em frigoríficos, além da defesa sanitária animal para fiscalização em propriedades rurais. Já para a defesa sanitária vegetal, cujas atividades são nas lavouras, o certame disponibiliza 5 vagas.

18/06/2021

Controle de HLB tem novos procedimentos

Medida reforça fiscalização nos pomares de citros em Minas

Com o objetivo de proteger ainda mais os citricultores mineiros de eventuais prejuízos econômicos decorrentes do Huanglongbing (HLB), também conhecida como greening, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), elaborou novos procedimentos preventivos para reforçar o controle da praga nos pomares de mexerica, limão, laranja e outras frutas cítricas. As ações complementares estão em consonância com o Programa Nacional de Prevenção e Controle à doença denominada Huanglongbing (PNCHLB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

10/06/2021

IMA elabora cartilha sobre certificação de azeite

Com linguagem simples e educativa, iniciativa faz parte do Programa Certifica Minas, coordenado pela Seapa

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), elaborou cartilha sobre a certificação de azeite. O material direcionado especialmente para os olivicultores está disponível AQUI. Com linguagem simples e educativa, a cartilha contém um passo a passo sobre os procedimentos e documentos necessários para o olivicultor solicitar as auditorias ao IMA. A cartilha é uma fonte de consulta que busca ampliar o leque de informações para os produtores sobre o que é a certificação, quais as suas vantagens e como solicitar as auditorias. 

02/06/2021

Consulta pública sobre inspeção de produtos de origem animal segue até 11/6

Iniciativa tem o objetivo de melhorar os atos normativos, promovendo a participação de estabelecimentos registrados para a implantação de boas práticas no processo de produção

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), convida estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal registrados e os diversos elos da cadeia produtiva do agronegócio para participar de consulta pública que segue até 11 de junho AQUI !  A iniciativa busca motivar os públicos de interesse para sugestões sobre as "exigências para elaboração de produtos de origem animal não comestíveis e comestíveis, referentes ao fluxograma, estrutura física e equipamentos, em estabelecimentos registrados." O objeto lista os produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis, e o participante responde um formulário com nove perguntas simples e objetivas sobre o setor. Mais informações sobre a inspeção de produtos de origem animal podem ser consultas em www.ima.mg.gov.br.    

01/06/2021

Ministério da Agricultura autoriza prorrogação da vacinação contra a febre aftosa em Minas até 18/6

Pecuaristas poderão comprar a vacina até 18/6 em estabelecimento autorizado da iniciativa privada. Data limite para enviar a declaração ao IMA é dia 28/06

Em razão do enfrentamento da pandemia que culminou na falta de vacina em algumas regiões de Minas e em diversos estados do Brasil, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais para até 18 de junho. Como a legislação determina que o pecuarista pode comprovar (declarar) a imunização até 10 dias após o término da campanha, este procedimento também foi adiado, ou seja, o produtor mineiro poderá declarar a imunização de bovinos e bubalinos até 28 de junho. A compra de vacina em estabelecimentos comerciais da iniciativa privada poderá ocorrer até 18 de junho, dentro do novo prazo acordado com o Mapa.