07/05/2021

Trânsito de suínos para o abate registra alta em Minas

Emissão de documentos sanitários comprova a atenção dos produtores com a sanidade dos animais

Em abril, Minas movimentou 990 mil suínos. O destaque foi o trânsito para abate dentro do estado que registrou aumento de 8% na comparação com igual mês do ano anterior. O levantamento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é baseado em dados das 9,8 mil Guias de Trânsito Animal (GTAs) de suínos emitidas durante o período.

28/04/2021

Vacinação contra a febre aftosa começa neste sábado (1/5) em Minas

Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados

Começa neste sábado (1/5) a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto aos pecuaristas. Nesta etapa, a expectativa é que sejam imunizados cerca de 23 milhões de animais em todo o estado com o objetivo de preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio mineiro.

09/04/2021

IMA lança perfil no Instagram

Primeiro post celebra os 29 anos do órgão

Com o sucesso de público e engajamento nos canais oficiais Facebook, Youtube e novo site disponível desde 2019, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), lançou, nesta sexta-feira (9/4), seu perfil no Instagram. O primeiro post é um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação em homenagem aos servidores do órgão que completa 29 anos em 10 de abril, data comemorativa e alusiva à formação da primeira diretoria do ano de 1992, quando oficialmente a autarquia foi criada por decreto no dia 7 de janeiro.

12/03/2021

IMA recebe auditoria do Mapa para alinhamento do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu, neste mês, auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para alinhamento do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), regido pelo órgão federal. A auditoria do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários no âmbito da saúde animal (Quali-SV) faz parte do acompanhamento do Departamento Nacional de Saúde Animal para adequações e melhorias das atividades.