29/11/2019

Fonesa será realizado em Belo Horizonte na próxima terça, 3/12

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) convida para o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária a realizar-se em 3 de dezembro, terça-feira, às 8h, nos auditórios do IMA e da Asemg no Parque da Gameleira em Belo Horizonte.

Estarão presentes dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária de todo o país e autoridades do setor. O evento contará com palestras que discutirão as medidas de contenção e vigilância da peste suína clássica (PSC). Os destaques do Fórum serão a apresentação do diagnóstico para possível formação de uma zona de alta vigilância para a peste suína clássica e discussão do Projeto de Lei do Senado nº 379/2016 – repasses do recurso fundo a fundo.

A Divisão de Sanidade dos Suídeos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) solicitou este ano ao IMA e às agências de defesa agropecuária de todo o Brasil apoio nas ações de combate aos focos de peste suína clássica na região Nordeste do Brasil. As operações foram realizadas conforme o Plano de Contingência da PSC. Atualmente, além do Piauí há focos de peste suína clássica nos estados do Ceará e de Alagoas, que estão muito próximo ao Rio São Francisco, na fronteira com a Bahia.

O IMA trabalha para prevenir a doença em todo o estado, realizando ações referentes à vigilância ativa e passiva a partir da notificação de suspeita de PSC e saneamentos de focos. Em 2016, o estado recebeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de Peste Suína Clássica (PSC).  A concessão do status de área livre contribui para que Minas amplie sua participação no mercado internacional, aumentando as vendas de carne suína para outros países.

 

Serviço

Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Pecuária

03/12/2019, a partir das 8h.

Auditórios do IMA e da Asemg - Parque da Gameleira, Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte - MG.

 

Informações:

Assessoria de Comunicação do IMA

Rachel Rodarte e Rodolpho Sélos

(31) 3915.8705 e (31) 3915.8707